8.12.2005

 
Com o fantástico advento da banda larga na minha casa eu posso saciar meu vício de inutilidades cibernéticas a qualquer hora do dia e não preciso mais esperar dar meia-noite pro meu pai não dar chilique por causa de telefone. E a conexão rápida, que maravilha... Visitar vários sites simultâneos, baixar músicas, filmes, clipes, jogos e quaaase nunca cair. Viva!

Mas, já diziam os sábios, nada é de graça nessa vida. E o preço que eu pago pela banda larga é muito mais caro que o provedor e a assinatura patrocinados pelo meu pai: o súbito interesse da minha mãe por computador. E advinha quem foi eleita professora... Alguém aqui já foi incumbido da tortuosa missão de ensinar mãe a mexer em computador?? Só tendo passado por esse drama pra saber do que eu to falando.

Minha mãe é inteligente, cara. Sério mesmo. Mas não acompanhou essa evolução da humanidade, que nos é tão familiar porque cresceu junto com a gente. Então tem um bloqueio na cabeça dela que transforma o computador numa caixinha mágica e misteriosa, que fascina e amedronta. Aí ela senta na cadeira com aquela cara de criança na frente de um inseto colorido recém-descoberto no jardim sem saber o que fazer direito e... me chama. Como liga? Como desliga? Por quer apareceu isso? E isso? E como fecha? Ai, meu deus, sumiu, e agora? Ai meu deus, ficou tudo azul, e agora? Ai meu deus, ta se mexendo sozinho, será que é vírus?

No começo eu até que tinha prazer em responder todas as perguntas, juro. Me sentia vaidosa por ver a grande matriarca abrir mão da postura de "quem entende de tudo aqui sou eu" e humildemente admitir que eu tenho muito mais desenvoltura nos assuntos eletrônicos do que ela. Só que as perguntas começaram a se repetir. E a paciência a acabar. Porque eu explico e explico de novo, e ela anota e perde o papel, e tem que explicar de novo, de novo e de novo. E eu tenho que ficar dando explicações enquanto queria estar no telefone, vendo televisão, comendo biscoito, fazendo porra nenhuma ou, o pior de tudo, USANDO O COMPUTADOR! E eu que ouse recusar! Aí além das perguntas tenho que ouvir o grande sermão da montanha sobre a ingratidão de uma filha que tanto aprendeu com os ensinamentos dela e agora se recusa a responder umas coisinhas de nada.

O primeiro passo foi ensinar a mexer em e-mail. Nossa, como ela se diverte! Meu irmão mora em outra cidade e ela vê três ou quatro vezes por dia (sozinha hein!) se ele mandou notícias. E foi logo espalhando o e-mail dela pros amigos. Todos os amigos. O resultado disso é uma enxurrada de piadas de internet, correntes e aquelas mensagens bregas em slide que ela insiste em me chamar pra ver "a coisa mais linda que fulaninho mandou!". Daí eu tenho que ensinar a repassar piadas, correntes, comunicados de boicote, alertas sobre ladrões de rins e notícias incríveis como a do menino que morreu com a explosão de uma televisão panasonic. E lá vai spam pros pobres dos amigos que se aventuraram a dar o e-mail pessoal pra ela. Espero que o cosmo me entenda e isso não se transforme num carma muito grande. Daí ela já foi logo identificando o MSN, ou "MSM", como ela insiste em chamar. Tentei explicar. Oh, deus, que grande erro!

- Isso é site de bate-papo?
- Não.
- Então é o que?
- Messenger. Ou MSN. É um programa que eu uso pra mandar mensagens instantâneas pros meus amigos que estão on-line no mesmo momento que eu.
- E por que tem uma foto sua?
- Porque eu botei.
- E qualquer um do mundo todo pode ver foto sua????
- Não. Só meus amigos que estão na minha lista.
- E como seus amigos vão parar na sua lista?
- Pra usar o MSN vc cadastra um e-mail só pra isso. Aí vc diz pros seus amigos o e-mail que vc usa e eles adicionam vc na lista.
- E como vc sabe que é o seu amigo mesmo?
- Porque cada um tem a sua senha pro seu e-mail. E vc só pode entrar no msn se botar a sua senha.
- E todo mundo pode ler a conversa?
- Não. Só um de cada vez.
- Ah.

Dia seguinte...

- Você ta aí perdendo tempo em site de bate papo?
- Eu não freqüento site de bate-papo, mãe.
- Então porque esse MSM só vive piscando?

E no outro dia...

- O que vc ta fazendo?
- Uma pesquisa.
- Mentira, vc ta em site de bate-papo.
- (suspiro) Eu não freqüento site de bate-papo, mãe.
- E esse MSM então é o quê?

E no outro...

- Ai mãe, que susto!
- Toda vez que eu chego aqui só vejo vc nesse "chat de bate-papo".
- EU NÃO FREQUENTO SITE DE BATE-PAPO!
- E esse MSM aí é o que então? Passa o dia todo nessa coisa conversando o que não presta.

Grrrrrr!

Acontece que mãe e computador definitivamente não combinam. Assim como mãe não combina com um monte de coisa. E eu me pergunto com que cara de taca eu vo ficar se for mãe por acidente um dia (cadê a madeira? toc toc toc) e se parar no tempo, não fazendo a menor idéia do que seja algo que ocupa uma parte tão grande da rotina do meu filho. Se colocando no lugar dos pais (os pais comuns mesmo, moderninhos não contam), deve ser meio desesperador realmente... Se dar conta de que vc não controla o entretenimento, os interesses, os passatempos nem nada do seu filho. Que aquela caixinha mágica agrega muito mais informações sobre ele do que você. Isso deve incomodar.

Por isso tem dias que eu resolvo limpar minha barra com deus por ter contribuído com a disseminação de spam pelo mundo e tento ser compreensiva, respondendo pacientemente as repetidas perguntas da minha mãe. E acho que não tenho sido má professora. Em três meses ela já aprendeu a encontrar a pasta dela, a pesquisar no google, mandar e-mail com arquivos anexados e salvar arquivos enviados na própria pasta. E o mais surpreendente de tudo (PASMEM!) é que um dia desse meu pai olhava os e-mails dele (como eles acham divertido olhar e-mail!) e eu escutei ela dizendo em tom de grande entendedora do assunto: "Pode deletar direto essas mensagens que vêm com um 'Fwd' na frente porque é sempre besteira". INCRÍVEL!
posted by Arlequina @ 2:39 PM  
 



0 Comments:
Postar um comentário
<< Home


il libretto

 

Rss


"Em qualquer terra em que os homens amem. 
 Em qualquer tempo onde os homens sonhem.
 
                                                        Na vida."

Máscaras - Menotti del Picchia

 

outros palhaços

 

Ai Minha Santa Aquerupita!
By Julia
Meu Melhor Amigo Gay
Quero te pegar sóbrio
Cara de Milho
Humano e Patético
Bodega da Loli
Café e Cigarros
Flor de Hospital
Diário de Trabalho
Homem é Tudo Palhaço
Vida Bizarra
A Casa das Mil Portas

 

clap

 

Opera Bufa
Desenblogue
Pérolas para porcos
Piores Briefings do Mundo
Malvados
Vida Besta
Omelete
Danilo Gentili
Wagner & Beethoven
Ryotiras
Vai trabalhar, vagabundo!
Follow the Colours
Design On The Rocks
Puta Sacada
4P
Anões em Chamas
Kibe Loco

 

o carnaval que passou