3.25.2006

 
Eu gosto de besteirol cibernético. Participo ativamente de tudo de inútil que a internet tem a me oferecer, como a grande maioria das pessoas que têm acesso à rede. Então tenho que ser tolerante com a existência de alguns costumes específicos do cyber espaço, como mensagens de clicar em peixinhos, spam de piada sem graça, frases inteiras formadas por emoticons escandalosos, pessoas carentes colecionadoras de amigos de orkut. Tudo isso é até tolerável.

Mas uma coisa que realmente me IRRITA é o idioma falado na internet. Lógico que não sou professora de português e lógico que sou totalmente a favor da linguagem coloquial. Tudo bem, você é uma pessoa popular, tem muitos amigos pedindo sua atenção no msn, muito fotolog pra comentar, muito scrap pra escrever, então é perfeitamente compreensível um erro de digitação aqui, outro ali, trocar uma letra por uma tecla vizinha, a abreviação de todas as palavras possíveis. Mas o problema é... nem todas as palavras são abreviáveis! E duas letras me dão muita pena: o c e o q. Já reparou que as pessoas simplesmente aboliram o c e o q e da gramática cibernética? Ninguém usa mais o c e o q! Todo mundo trocou pelo k! E eu pergunto, por que, meu deus, por quê?? Pressa? Não faz sentido. Kuanto tempo vc vai ekonomizar da sua vida enfiando o k em palavras onde ele não deveria estar? Inklusive, não existe k na gramátika portuguesa! Será que isso é um komplô do imperialismo americano? Será? Será?

Whatever. O que me incomoda mais não é nem o forte movimento pro desaparecimento do q e do c. Intrigante mesmo é o costume de escrever sem pontuação! Quando foi que isso começou a acontecer?? Desde quando pontuar as frases não é mais necessário? Escrever do jeito que se fala, beleza. Mas como fazer com que a pessoa que está lendo entenda a entonação que você daria àquilo se estivesse falando? Não foi justamente pra isso que inventaram os pontos? CADÊ OS PONTOS??? De onde surgiu o costume ABSURDO de escrever dez linhas seguidas sem uma vírgula, sem uma exclamação, sem nem se quer um ponto final só pra avisar que já acabou de escrever?

Se eu souber de algum movimento extremo-radical pela volta do c e do q e, principalmente, pela volta dos pontos nas frases, eu entro nele. Talvez até eu mesma crie um. Por enquanto eu faço meu protesto silencioso: a frase veio uma bagunça? simplesmente não leio. Queria ter o bom humor das pessoas que participam desta comunidade (apesar de acreditar que o operador que é o grande piadeiro da história), mas não tenho. Essa é uma das poucas coisas do mundo com as quais não consigo ser espirituosa. Eu gosto de português de verdade, mesmo escrito com todos os erros de gramática possíveis. Não gosto de português de internet. E ponto final.
posted by Arlequina @ 12:48 PM  
 



0 Comments:
Postar um comentário
<< Home


il libretto

 

Rss


"Em qualquer terra em que os homens amem. 
 Em qualquer tempo onde os homens sonhem.
 
                                                        Na vida."

Máscaras - Menotti del Picchia

 

outros palhaços

 

Ai Minha Santa Aquerupita!
By Julia
Meu Melhor Amigo Gay
Quero te pegar sóbrio
Cara de Milho
Humano e Patético
Bodega da Loli
Café e Cigarros
Flor de Hospital
Diário de Trabalho
Homem é Tudo Palhaço
Vida Bizarra
A Casa das Mil Portas

 

clap

 

Opera Bufa
Desenblogue
Pérolas para porcos
Piores Briefings do Mundo
Malvados
Vida Besta
Omelete
Danilo Gentili
Wagner & Beethoven
Ryotiras
Vai trabalhar, vagabundo!
Follow the Colours
Design On The Rocks
Puta Sacada
4P
Anões em Chamas
Kibe Loco

 

o carnaval que passou