5.07.2008

 
Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que adoro a fé alheia. Respeito, admiro, invejo. E ainda admito publicamente que um dos meus medos mais terríveis é perder o pouco de fé na vida que me resta. Dito isso, conto uma das últimas bizarrices que testemunhei.

Noutro dia estive em Vila Velha (ES) e, como todos que vão a Vila Velha, fui no alto do Convento da Penha fingir que sou fotógrafa. Lá dentro tem uma salinha pros pagadores de promessa. Confesso: é a minha visão preferida daquele lugar, só que infelizmente não pode tirar foto. Por todos os lados tem oferendas à Nossa Senhora da Penha, toda sorte de oferendas, desde réplicas de órgãos humanos que ela curou até roupas, flores, velas e fotos de antes/depois. Geralmente as oferendas vêm acompanhadas de cartinhas explicando o bem que a Nossa Senhora da Penha teria feito na vida daquela pessoa. Gente, e é cada carta que dói o coração. Deus me livre, a fé do brasileiro é uma coisa linda demais! Textos emocionadérrimos falando sobre uma perna necrosada que seria amputada, mas N.S. da Penha reconstruiu; sobre um filho que os médicos deram como morto logo após nascer e hoje em dia está serelepe e saltitante com 10 anos de idade; sobre irmão que largou as drogas; sobre câncer curado; sobre loucura sanada e... sobre caspa. SIM, CASPA!!!

Chamou-me a atenção um quadro pendurado na parede dos agradecimentos cheio de cabelo atrás do vidro da moldura. Olhei intrigada: como assim???? Aí fui ler a cartinha. Era de uma mãe dizendo que estava desesperada, que já não sabia mais o que fazer. Havia levado o filho de 8 anos a todos os médicos do universo e nenhum conseguia descobrir por que o guri tinha tanta caspa! Mas no que ela rezou pra N.S. da Penha, ele foi curado da seborréia. Então, como agradecimento, ela raspou a cabeça do infeliz e entregou seus cabelos pra santíssima!!!

Agora o absurdo maior fica a critério de vocês:

(a) Como assim o guri foi a todos os médicos DO UNIVERSO?
(b) Como assim NINGUÉM conseguiu curar uma seborreiazinha? E aquele shampoo que passa naquela propaganda dizendo que arranca até o couro (e pergunta, intimidador, "o seu shampoo faz isso?")?
(c) Como assim pedir pra uma santa que cura câncer e necrose se preocupar com a caspa do seu filho?
(d) Como assim a santa levou a sério e atendeu esse pedido??
(e) Como assim RASPAR A CABEÇA DO GURI em agradecimento? Mas qual é a lógica de achar que deixar um filho completamente careca é menos constragedor do que um filho com caspa???

Velho, proporcionalmente, isso é quase a mesma coisa que dizer "Ah, N.S. da Penha, já que a senhora curou a lepra que crescia no meu braço, então eu o arranco pra dar de presente para ti, como forma de demonstrar toda minha gratidão".

Ó. Vida de santo não é fácil não, viu. Deus me livre ter que ficar lidando full time com as esquisitices desse mundo. É só pra quem pode mesmo.
posted by Arlequina @ 6:24 AM  
 



0 Comments:
Postar um comentário
<< Home


il libretto

 

Rss


"Em qualquer terra em que os homens amem. 
 Em qualquer tempo onde os homens sonhem.
 
                                                        Na vida."

Máscaras - Menotti del Picchia

 

outros palhaços

 

Ai Minha Santa Aquerupita!
By Julia
Meu Melhor Amigo Gay
Quero te pegar sóbrio
Cara de Milho
Humano e Patético
Bodega da Loli
Café e Cigarros
Flor de Hospital
Diário de Trabalho
Homem é Tudo Palhaço
Vida Bizarra
A Casa das Mil Portas

 

clap

 

Opera Bufa
Desenblogue
Pérolas para porcos
Piores Briefings do Mundo
Malvados
Vida Besta
Omelete
Danilo Gentili
Wagner & Beethoven
Ryotiras
Vai trabalhar, vagabundo!
Follow the Colours
Design On The Rocks
Puta Sacada
4P
Anões em Chamas
Kibe Loco

 

o carnaval que passou