11.06.2008

 
Yes, we can!



Legal vai ser daqui ha muitos anos. Quando meus sobrinho-netos (pq filho eu nao vou ter) estiverem estudando na escola o dia em que um negro virou presidente do mundo e eu disser "pois eh, eu tava lah! Foi assim..."

Vi a americanada toda chorando no discurso de vitoria. Inclusive aqueles que nao votaram em ninguem. INCLUSIVE aqueles que votaram no McCain (??). Vi o discurso de derrota do McCain muito bonito, nice e polite como todo americano gosta de ser. Me lembrei imediatamente de Joao Alves perdendo o Governo de Sergipe pra Deda e declarando: "Quem perde eh Sergipe".

Alias, o populismo de Obama me lembra MUITO os discursos de Deda. Nao chorei porque jah to vacinada contra discursos bonitinhos desde que trabalhei alguns anos em campanhas do PT, mas tenho algumas consideracoes a fazer sobre Obama.

Quando resolvi pegar aulas de redacao academica, nao imaginei que seria tao dificil. Ate que to indo bem, mas levei um susto no comeco. Imagine que na sala soh tem americano (e uma russa, pra que eu nao me sinta muito sozinha com meu sotaque estranho). O primeiro trabalho que a professora passou foi escrever um artigo academico endossando seu candidato a presidencia. Cara, entrei em PANICO. Nao tava acompanhando nada, ateh porque tinha resolvido tirar ferias de politica. E como assim "meu" candidato num paihs onde nem sequer posso votar? Mas tive que fazer um intensivao e acabei endossando Obama. Depois de muitos rascunhos, acabou saindo um trabalho razoavel com nota B.

Melhor que a nota B, foi o fato de eu realmente ter descoberto alguma coisa sobre o novo dono do mundo. E, sim, eu agora digo que simpatizo com ele e a minha redacao foi sincera. Porque o principal nao eh se ele vai cumprir tudo que promete (ateh porque nao vai). Mas saber que as pessoas sairam de casa espontaneamente pra eleger um cara que nada contra toda a mareh de estereotipos americanos cuidadosamente cultivados por anos de racismo, conservadorismo e cristianismo. Os americanos - esse povo conhecido universalmente por ser terrorista, intolerante, racista, falso, machista e outras coisas mais - elegeram um cara que:

1. Eh a favor da legalizacao do aborto;

2. Tem projetos de legalizacao de imigrantes (AVE OBAMA!);

3. Eh a favor do casamento gay;

4. Quer viabilizar as pesquisas com celulas tronco;

5. Diz com a cara e a coragem que a Guerra do Iraque eh estupida e irrelevante;

6. Eh negro.

E eh obvio que a cor de alguem nao faz dele um melhor presidente. Mas lembrando que ha 50 anos atras uma negra chamada Rosa Parks foi presa e multada porque se recusou a ceder o lugar no onibus pra uma mulher branca, eh impressionante ver que tao pouco tempo depois um negro vai ao palanque agradecer a essa mesma populacao por te-lo eleito a maior lideranca desse paihs.

Legal estar viva pra ver essas coisas estranhas que acontecem no mundo.

posted by Arlequina @ 2:44 PM  
 



0 Comments:
Postar um comentário
<< Home


il libretto

 

Rss


"Em qualquer terra em que os homens amem. 
 Em qualquer tempo onde os homens sonhem.
 
                                                        Na vida."

Máscaras - Menotti del Picchia

 

outros palhaços

 

Ai Minha Santa Aquerupita!
By Julia
Meu Melhor Amigo Gay
Quero te pegar sóbrio
Cara de Milho
Humano e Patético
Bodega da Loli
Café e Cigarros
Flor de Hospital
Diário de Trabalho
Homem é Tudo Palhaço
Vida Bizarra
A Casa das Mil Portas

 

clap

 

Opera Bufa
Desenblogue
Pérolas para porcos
Piores Briefings do Mundo
Malvados
Vida Besta
Omelete
Danilo Gentili
Wagner & Beethoven
Ryotiras
Vai trabalhar, vagabundo!
Follow the Colours
Design On The Rocks
Puta Sacada
4P
Anões em Chamas
Kibe Loco

 

o carnaval que passou