Gabriela
Todos reunidos na mesa do café da manhã assistindo um BOM DIA RJ aí desses, ansiosamente esperando uma reportagem sobre um cano arrebentado que alagou a rua das Opalas. Convenhamos, não é todo dia que se vê Rocha Miranda na TV.
Finalmente, a matéria. Moradores são entrevistados, reclamam, mostram estragos, outros dão tchauzinho. E nós reconhecemos o seu José da Casa do Colchão, a dona Angélica do Sacolão, o Pedrinho dos Doces. Então o repórter anuncia que vai mostrar a destruição na casa da Gabriela, antes mesmo de mostrar a tal moça. No que o tio Manel estranha:
- Mas a Gabriela mora em Turiaçu. - Mas essa é outra Gabriela, né, Manel!, tia Nina explica. - Mas a Gabriela mora em Turiaçu! - Puta que pariu, Manel! Tu deixa de ser teimoso, pomba! Só tem essa Gabriela no mundo, caceta? Essa Gabriela que vai aparecer aí não é a que mora em Turiaçu! - Oh, mulher ignorante! Não se pode falar mais nada que já vens aí toda cheia de pedras nas mãos! Ora pois, se a Gabriela não mora em Turiaçu...
Todos riem, tia Nina desiste e a reportagem está quase chegando ao fim. É aí que o tio Manel comenta:
- Olha lá! Aquilo ali foi filmado aqui em Rocha Miranda...
--
Modernização
Certa feita, tio Manel desliga a TV e anuncia que Coimbra mudou de nome: agora chama-se Imbra. Por quê? Ora, porque Coimbra é uma cidade que cresceu, oh pá. As cidades quando crescem fazem isso mesmo, mudam de nome. Coimbra agora é Imbra, deu no repórter.
Em um outro momento, tio Manel assiste TV na companhia da tia Nina. No que passa a propaganda de um plano odontológico chamado IMBRA. Tio Manel, alegre com a possibilidade de confirmar a sua informação, logo chama a atenção da esposa:
- Não te disse que Coimbra mudou de nome? Olha aí, estão até a passaire a reportagem de novo!
--
Parece piada, mas é minha família. Com muito orgulho. |